ESTÁGIO NA FRANÇA

Estagie na França

Hanna Henrique Debs
06/07/2023 - 10:24 - atualizado em 06/07/2023 - 10:26

A École Nationale Supérieure de Mécanique et d’Aérotechnique divulga oportunidade de estágio na área de modelagem 3D e 4D de biocompósitos, entre novembro de 2023 e abril de 2024.

A manufatura aditiva, ou impressão 3D, está cada vez mais relevante e tem demonstrado grande potencial em diversos setores industriais, como o setor de aeronáutica, robótica e bioengenharia. Em particular, o processo FDM (Fused Deposition Modelling) pode ser usado para criar estruturas a partir de polímeros. Com essa tecnologia, é possível criar materiais inteligentes e diretamente integrados à estrutura, processo conhecido como impressão 4D.

O objetivo do estágio é, em primeiro lugar, caracterizar as propriedades termo-mecânicas de distintos filamentos de biocompósitos e estudar as suas propriedades de forma e de memória. Em seguida, espécimes serão produzidos por impressão 3D e submetidos a testes mecânicos, e serão analisados tanto os mecanismos de deformação como os danos sofridos pelo material. Os atuadores, por sua vez, serão desenvolvidos a partir da impressão 4D, e estima-se o desenvolvimento de um estudo profundo do fenômeno de atuação, baseado em modelos analíticos e/ou simulações numéricas. Além disso, será investigada a reciclabilidade dos biocompósitos estudados.

Informações gerais

• Duração: de 3 a 6 meses;
  • Período: entre novembro de 2023 e abril de 2024;
  • Conhecimento requerido: mecânica de materiais, polímeros e compostos, modelação de elementos;

Inscrições via e-mail