Serviço

Programa de Formação para a Internacionalização (ProInt)

ProInt
Portal UFU
16/01/2019 - 15:20 - atualizado em 21/07/2022 - 16:53
Imagem logo PROINT

 

Quem Somos

O Programa de Formação para Internacionalização: práticas acadêmicas e linguísticas (ProInt) é um programa de ensino, pesquisa e extensão formado por discentes e coordenado por docentes da Universidade Federal de Uberlândia. 

O programa funciona em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e iniciou os seus trabalhos em abril de 2018. A equipe de discentes é formada por estudantes de diversas áreas de conhecimento: Ciências Agrárias e Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas, e Engenharias, Relações Internacionais, Letras (Português como Língua Estrangeira e Línguas Estrangeiras). Ainda conta com vagas para estudantes internacionais. O programa preza pela diversidade de pensamentos para adquirir o máximo de aprendizado em conjunto possível e, dessa forma, trabalhar e buscar melhores opções de ação para a internacionalização da universidade e da comunidade acadêmica. 

Acreditamos no potencial da universidade perante o Brasil e também ao mundo e por isso nos disponibilizamos para contribuir com a visibilidade em âmbitos de integração, diálogo e internacionalização da mesma. Trabalhamos não só para a comunidade de estudantes internacionais, mas também para a comunidade de estudantes da UFU, com foco na internacionalização em casa. 

É um desejo do programa que cada estudante, incoming e outgoing, possa deixar uma parte de Uberlândia pelo mundo, assim como também desejamos que a UFU possa aprender com cada nacionalidade que deixa suas marcas em nossa universidade.

 

Proposta

 

A proposta do programa é contribuir para a internacionalização da Universidade Federal de Uberlândia de diversas formas. 

Uma das ações realizadas é buscar melhorar a experiência de mobilidade de estudantes internacionais, oferecendo apoio e acolhimento. Em conjunto com a DRI, estudamos as necessidades desses alunos e planejamos como recebê-los e acompanhá-los em sua estada na UFU.

Oferecemos aulas de PLE (Português como Língua Estrangeira) que são ministradas pelos alunos de Letras que compõem o ProInt, para auxiliar os estudantes internacionais na compreensão do idioma tanto para realizar suas atividades acadêmicas como para interagir no dia a dia da comunidade no Brasil. Com início em agosto de 2019, o ProInt em parceria com o IsF (Idiomas sem Fronteiras) da UFU também oferece cursos para a capacitação da comunidade acadêmica em língua inglesa para todos os estudantes e servidores da UFU.

Também organizamos eventos de formação, extensão e pesquisa. Realizamos eventos de integração e excursões culturais para inserir estudantes de mobilidade internacional no meio social da universidade. Além disso, promovemos workshops culturais com a presença de palestrantes e instituições tanto de intercâmbio quanto de ensino, e de alunos tanto incoming, quanto outgoing, para propiciar o compartilhamento de experiências e para promover oficinas culturais.

O ProInt também desenvolve pesquisas relacionadas a questões de internacionalização relevantes para o contexto da Universidade Federal de Uberlândia. Estas pesquisas são divulgadas em eventos  por meio de comunicação oral ou pôsteres.

Outra atividade organizada por nós é o programa de apadrinhamento do estudante internacional chamado MIGUFU (Mentor para Integração Global da UFU).

 

 

MIGUFU – Informações

O MIGUFU (Mentor para Integração Global da UFU) é o programa de apadrinhamento do estudante internacional da UFU. Como grande parte dos programas de apadrinhamento, ele consiste em um trabalho voluntário realizado por alunos e alunas da Universidade Federal de Uberlândia, que “apadrinham” um estudante internacional, prestando apoio e ajudando em ações básicas como estudos, informações sobre moradia e alimentação, entre outros. O objetivo é tornar a experiência dos estudantes internacionais a melhor possível. O MIGUFU é também uma forma de os estudantes da UFU experienciarem a internacionalização, ou seja, é uma ação da internacionalização em casa.

Em 2018, realizamos o piloto do programa. Em todos os semestres, acompanhamos os participantes e documentamos feedbacks para aprimorar o MIGUFU. Ao final da experiência, os participantes recebem certificado.

 

HH das nações

O Happy Hour das nações é um evento cultural organizado pelo ProInt para promover a integração dos alunos de mobilidade internacional com os seus padrinhos e suas madrinhas do MIGUFU. Neste evento, os estudantes internacionais e nacionais trazem pratos típicos e há a oportunidade de experimentar diversas culinárias como forma de integrar os estudantes internacionais e a comunidade local. O evento é um momento de trocas culturais, culinária, música, artes, etc.

 

INTERUFU

A Semana de Internacionalização da UFU – INTERUFU é realizada anualmente.

A INTERUFU 2018 foi organizada pelo ProInt, a DRI e parceiros em dezembro de 2018. A semana teve início na manhã de sábado do dia 02 e finalizou-se no dia 05 de dezembro. Ao longo dessa semana ocorreram diversas palestras, oficinas e minicursos, assim como apresentações de comunicação oral e pôsteres. A programação completa e o caderno de resumos podem ser acessados em: http://www.eventos.ufu.br/interufu2018

A INTERUFU 2019 foi organizada pela DRI, por meio de uma comissão organizadora. O evento contou com a ajuda do PROINT em sua equipe executora. A semana foi realizada de 07 a 09 de outubro de 2019 com palestras, oficinas, apresentação de trabalhos e painéis. A programação completa e o caderno de resumos podem ser acessados em: http://www.eventos.ufu.br/interufu2019

 

Recepção de Estudantes Internacionais

No início de cada semestre letivo, o Proint organiza um evento para recepcionar oficialmente os estudantes internacionais. O encontro conta com falas de autoridades da UFU, apresentação dos serviços oferecidos e café com pratos típicos mineiros/brasileiros. Além disso, há momentos para discussão de questões interculturais e momentos de interação entre estudantes internacionais e MIGUFUs.

 

Adolescentes Poliglotas

O ProInt também oferece um curso semestral para estudantes da escola básica nos anos finais do ensino fundamental. Neste curso, os estudantes da escola básica têm contato com estudantes internacionais e discutem aspectos culturais e linguísticos sobre o espanhol, o francês e o inglês em um ambiente multicultural e multilíngue. A cada encontro, há atividades nas três línguas mencionadas.

 

Coordenação

A coordenação do programa é composta pelo diretor do instituto Relações Internacionais, Prof. Dr. Waldenor Barros Moraes Filho, e pelas coordenadoras Profa. Dra. Valeska Virgínia Soares Souza e Profa. Dra. Maíra Sueco Maegava Córdula e Profa. Dra. Verônica Angélica Freitas de Paula.

 

Horário de atendimento

De segunda a sexta das 8:00 – 12:00 e das 13:00 as 17:00.

E-mail: prointufu@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/prointufu/

Instagram: @prointufu

 

Localização

Sala 3P02, sala ao lado da DRI, no bloco 3P (bloco da reitoria).




Normas / Legislações

Documentos



Responsável
Tópicos: