Serviço

Candidatura Individual

Estudantes da UFU
Portal UFU
18/01/2019 - 15:39 - atualizado em 18/10/2022 - 09:53

O discente da UFU também pode realizar mobilidade internacional por meio de Candidatura Individual, quando sua validação institucional é realizada via coordenação de curso, sem necessariamente ter participado dos editais de seleção promovidos pela DRI. Nesta modalidade, o discente deverá, necessariamente, atender aos requisitos listados abaixo, bem como seguir as orientações descritas nesta página.

 

BENEFÍCIOS:

  • Vivência em ambiente multicultural;
  • Experiência acadêmica internacional.

Requisitos

O discente de graduação poderá realizar mobilidade internacional se candidatando individualmente, desde que cumpra as orientações/requisitos descritos abaixo:

  • 1) Instituições de acolhimento com as quais a DRI NÃO POSSUI acordo: Nesta modalidade, o estudante poderá realizar a sua candidatura em qualquer época do ano. Para esse tipo de candidatura, a instituição não poderá ser parceira da UFU, ou seja, ela não deverá constar no site (instituições parceiras) e editais de seleção da DRII;

  • 2) Instituições de acolhimento com as quais a DRI POSSUI acordo: o estudante por iniciativa própria e sem nenhuma intervenção da DRI, realiza a sua candidatura para as instituições que NÃO ofertam vagas para comporem os EDITAIS DA DRI.

  • 3) Instituições de acolhimento com as quais a DRI POSSUI acordo: o estudante por iniciativa própria e sem nenhuma intervenção da DRI, poderá conseguir VAGAS ADICIONAIS que não comprometam as vagas dos EDITAIS DA DRI;

As instituições de acolhimento que possuem acordo de cooperação com a DRI poderão deixar de ser opções de candidatura individual, a qualquer momento, se houver tratativas sobre a oferta de vagas para compor os EDITAIS DA DRI.


Orientações

Passo-a-passo para realização de candidatura individual:

  1. O estudante deverá encontrar uma instituição de ensino superior internacional elegível, conforme requisitos listados acima. A DRII fica isenta de negociar a vaga do estudante, bem como realizar sua nomeação e encaminhar seu processo de candidatura.

  2. Em seguida, o estudante deverá providenciar os documentos listados a seguir e encaminhar para análise e parecer de sua coordenação de seu curso na UFU: A) Carta de aceite emitida pela instituição de acolhimento e/ou formulário de candidatura devidamente preenchido e assinado; II) Termo de Compromisso (clique aqui) devidamente preenchido e assinado.

  3. Ao receber a documentação, a coordenação do curso do estudante irá abrir um processo no sistema SEI, inserir os documentos entregues pelo aluno e encaminhar o processo para análise e parecer do coleguiado de curso. Em caso de parecer favorável, a coordenação deverá inserir a ata da reunião do colegiado do curso e tramitar o processo para a unidade DRII, via SEI.

  4. Ao receber o processo do estudante, a direção da DRII irá analisá-lo e, se for o caso, inserir assinatura e carimbo no formulário de candidatura e devolvê-lo ao estudante.

  5. Caso o estunte seja aceito pela instituição de acolhimento, ele deverá ler as orientações e seguir as próximas etapas do processo de mobilidade internacional descritas no site da DRII:

  6. ETAPA: MATRÍCULA NA UFU

  7. ETAPA: VISTO DE ESTUDANTE

  8. ETAPA: PREPARAÇÃO PARA A VIAGEM (HOSPEDAGEM, PASSAGENS, SEGURO, GUIAS)

  9. ETAPA: INÍCIO E DECORRER DA MOBILIDADE

  10. ETAPA: FIM DA MOBILIDADE

 



Central de Conteúdos



Responsável