Acontece
Curso de Especialização

Curso de Especialização em Língua Estrangeira para a Internacionalização

Rede ANDIFES_ISF
Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais
13/04/2021 - 22:33 - atualizado em 13/04/2021 - 22:36

É com satisfação que anunciamos à comunidade acadêmica UFU que a universidade foi credenciada à REDE ANDIFES ISF como Instituição Ofertante do curso de Especialização em Línguas Estrangeiras para Internacionalização.

Nome do curso: Línguas Estrangeiras para Internacionalização

Concepção metodológica: Formação aberta, flexível, integrada e crítica

Modalidades: Educação a Distância, Híbrida e/ou Presencial

Carga horária: 500 horas, distribuídos em 200 horas de componentes teóricos, 200 horas de componentes práticos e 100 horas de orientação, que poderão ser executados ao longo de, no mínimo, 18 meses e, no máximo, 24 meses (a duração é variável em função da composição curricular e da disponibilidade do(a) cursista).

Público-Alvo: preferencialmente para licenciados(as).

Este curso vem organizar e concretizar as práticas formativas já experienciadas ao longo de sete anos de Programa IsF, com a articulação de teorias e práticas na formação de professores(as) de línguas, de modo a permitir que esse(a) profissional seja reconhecido(a) pelo conhecimento sobre internacionalização e desenvolvimento de proficiência linguística em um cenário em que as tecnologias de ensino e comunicação se fazem cada vez mais presentes.
O(A) especialista em língua estrangeira para internacionalização estará apto(a) a atuar em qualquer instituição de ensino ou empresa, no setor público ou privado, em que se busque a integração local com foco na internacionalização, sabendo compreender as necessidades da comunidade a ser atendida, respeitando suas identidades culturais e auxiliando no alcance das metas propostas, com experiência nas práticas educacionais vivenciadas ao longo do curso de especialização.

O curso é composto por componentes teóricos e práticos, acompanhados de orientação contínua de modo a permitir que a formação seja aberta, flexível, integrada e crítica. Para isso, foi desenhado para a oferta um conjunto de componentes curriculares teóricos e práticos. Os teóricos estão divididos em eixos temáticos: Material Didático, Avaliação, Língua para Propósitos Específicos e Acadêmicos, Aspectos Culturais, Tecnologias para Ensino de Línguas, Metodologias de Ensino de Línguas e Tópicos em Língua, Linguagem e Sociedade de forma a permitir que cada cursista desenhe sua própria trilha de aprendizagem.

Este curso de especialização é destinado a profissionais graduados em Letras (licenciaturas preferencialmente), e cursos afins, que já possuam proficiência em um dos sete idiomas integrantes da Rede IsF - alemão, espanhol, francês, italiano, inglês, japonês e português para estrangeiros - e que estejam interessados(as) em melhor compreender as particularidades da relação entre o ensino de línguas e a internacionalização, seja em ofertas na modalidade presencial, híbrida ou a distância.

No caso em que haja vagas remanescentes, será possível ampliar a oferta também para os(as) profissionais de idiomas que tenham graduação em outras áreas, mas que possam comprovar o nível de proficiência exigido e a experiência no ensino do idioma para a trilha a qual estão se candidatando. Essa possibilidade estará detalhada nos editais de inscrição para o Curso.

A formação oferecida promoverá a construção de conhecimentos envolvidos na incorporação de tecnologias diversas no contexto educacional, considerando a perspectiva da produção e/ou do uso de tecnologias e materiais didáticos, do ensino-aprendizagem, das linguagens midiáticas etc. A proposta busca atender aos(às) educadores(as) e demais profissionais graduados(as) e/ou interessados(as) na temática, seja na Educação Básica e/ou Superior, na educação corporativa ou em atividades autônomas.
O ingresso dos(as) cursistas será por meio de edital de seleção, em modelo padronizado a ser lançado pela universidade. Os(As) candidatos(as) irão se inscrever por formulário on-line, conforme seu interesse ou regionalidade, e escolher também o polo de aplicação no qual irão executar os componentes práticos. Os certificados de especialização serão emitidos pela instituição na qual o(a) candidato(a) se inscreveu, com indicação da instituição polo de aplicação em que o(a) cursista atuou. Na inscrição, o(a) candidato(a) terá acesso a uma lista de orientadores(as) com número de vagas e poderá indicar até três (3) nomes desta lista para facilitar a escolha de seu(sua) orientador(a). Caso não tenha preferência, poderá também deixar em branco e, neste caso, o(a) candidato(a) será vinculado a um(a) orientador(a) disponível. O(A) orientador(a) pode ser um(a) especialista credenciado(a) à Rede Andifes IsF da própria instituição ofertante, pode ser de um(a) especialista credenciado(a) à Rede Andifes IsF das instituições polo de aplicação, ou pode ainda ser um(a) especialista credenciado(a) à Rede Andifes IsF que não esteja nem na instituição ofertante e nem na instituição polo de aplicação, mas que esteja disponível para a orientação que, neste caso, será sempre realizada a distância. O número de vagas para os(as) cursistas por idioma será variável, a depender da disponibilidade de orientação de cada especialista credenciado(a) à Rede Andifes IsF. Essas vagas serão anunciadas nos editais de seleção a cada oferta.
O(A) candidato(a) ao Curso de Especialização deve:

✓ comprovar ser graduado(a) em Letras, e cursos afins, licenciatura (preferencialmente) ou bacharelado (apresentar diploma de nível superior reconhecido pelo MEC);
▪ quando houver vagas remanescentes e conforme explicitado em edital, comprovar ter diploma de nível superior reconhecido pelo MEC e experiência comprovada no ensino do idioma;
✓ apresentar ficha de inscrição específica (preenchimento on-line);
✓ apresentar cópia de RG e CPF;
✓ apresentar comprovante de nível de proficiência para o idioma a que vai se candidatar. Os comprovantes que podem ser aceitos para cada idioma serão explicitados em edital. Os níveis mínimos de proficiência aceitos para admissão ao curso são:
• ALEMÃO: B1 (QECR)
• ESPANHOL: Intermediário ou B1 (QECR)
• FRANCÊS: B1 (QECR)
• ITALIANO: B1 (QECR)
• INGLÊS: B2 (QECR)
• JAPONÊS: N3 (JLPT)
• PORTUGUÊS: Intermediário Superior (Celpe-Bras). A comprovação de proficiência será necessária para estrangeiros que optem pela trilha do português.
O(A) candidato(a) também terá que confirmar, em sua inscrição, que:
• Possui acesso a computador e rede de Internet que permita realizar as atividades a distância;
• Apresenta letramento digital básico suficiente para ingressar em um curso na modalidade EaD (conhecimento de como operar o computador, enviar mensagens via e-mail, navegar em sites e ambientes virtuais, utilizar redes sociais, enviar mensagens em grupos de conversa, compreender gêneros distintos de escrita em ambientes virtuais, netiqueta, entre outros conhecimentos básicos de operação com instrumentos para trabalho e estudo on-line);
• Tem disponibilidade de cerca de 10 horas semanais para dedicação ao Curso durante, no mínimo, 18 meses;
• Assume compromisso com o cumprimento das horas previstas para os componentes práticos. Sendo o Curso totalmente gratuito, o(a) cursista deverá se comprometer em realizar as atividades previstas, valorizando a oportunidade de participar de um movimento nacional de formação de profissionais, cuja participação dos(as) especialistas da Rede IsF também se dá de forma gratuita e voluntária em prol da educação pública, gratuita e de qualidade.
A proposta de formação do Curso de Especialização em Línguas Estrangeiras para Internacionalização é inovadora em vários aspectos:
✓ é uma especialização ofertada em vários idiomas. Alguns componentes curriculares são ofertados de forma integrada, pois compartilham dos mesmos pressupostos de ensino de línguas estrangeiras;
✓ é ofertada por uma equipe de docentes (doutores(as), prioritariamente) de universidades públicas e privadas, brasileiras e internacionais, compondo um grande time de especialistas;
✓ tem como base uma proposta aberta, em que a composição de materiais seja registrada no Creative Commons com licença Atribuição-NãoComercial-Compartilha-Igual (CC-BY-NC-SA); flexível, o(a) cursista organiza sua trajetória conforme suas necessidades e interesses, podendo adequar os componentes práticos de forma presencial, híbrida ou totalmente a distância; integrada, a visão de ensino-aprendizagem está organizada e disponibilizada para os(as) cursistas contemplando as especificidades de cada idioma e cultura a serem trabalhados, relacionando teoria e prática; e crítica, possibilitando uma visão crítica da internacionalização, seus processos nas instituições de ensino e abordagens de ensino-aprendizagem que estimulem a reflexão-ação.

O início do curso se dará após a publicação dos resultados do edital de seleção dos(as) cursistas e a previsão de término da primeira turma é para no mínimo 18 e máximo de 24 meses após seu início, respeitando-se o recesso escolar. Todavia, respeitados os limites das ofertas dos componentes curriculares e das atividades previstas nas instituições polo de aplicação, os(as) cursistas poderão abreviar ou estender a duração do curso nos limites mínimo e máximo previstos.

Tópicos: