Central de conteúdos

Processos Seletivos

Estudantes de mobilidade UFU (graduação)
Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais
15/06/2021 - 18:07 - atualizado em 29/06/2021 - 12:07
Processos Seletivos

PROCESSOS SELETIVOS:

 

Para realizar mobilidade internacional qualquer estudante de graduação da UFU precisa obter validação institucional, tanto por parte da UFU quanto da instituição de acolhimento. Nesse sentido, para que a universidade tenha condições de oferecer aval institucional aos(às) seus(suas) discentes de graduação, os(as) quais possuem interesse em realizar mobilidade internacional através de programas, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) promove os seguintes processos seletivos:

 

EDITAIS ESPECÍFICOS:

 

Em se tratando especificamente dos programas Brafitec e Eiffel, a DRI promove editais específicos, os quais objetivam homologar e verificar os requisitos dos(as) candidatos(as), alocar as vagas e os auxílios financeiros quando disponíveis.

Para mais informações sobre o Programa Brafitec clique aqui.

Para mais informações sobre o Programa Eiffel clique aqui.

Para mais informações e acessar o conteúdo dos editais específicos publicados referente a esses programas clique aqui.

 

EDITAL DE CREDENCIAMENTO E CHAMADAS COMPLEMENTARES:

 

Em se tratando dos demais programas de mobilidade internacional, a DRI promove um processo seletivo composto de edital de credenciamento e chamadas complementares à ele ao longo do período de vigência.

Edital de Credenciamento:

Durante a avaliação promovida pelo edital de credenciamento, são analisados requisitos mínimos obrigatórios demandados dos(as) candidatos, contando com apoio das coordenações dos cursos de graduação da UFU, as quais participam da etapa de análise e homologação das candidaturas de seus discentes. Além disso, por meio deste edital, os(as) candidatos(as) são ranqueados pela banca examinadora da seleção e pré-classificados internamente.

Chamadas Complementares:

Posteriormente à realização do edital de credenciamento, são publicadas chamadas complementares, as quais verificam outros requisitos relevantes dos(as) candidatos(as), dentre eles, a proficiência linguística, um importante componente da internacionalização. Ainda nas chamadas complementares, os discentes os quais atendem aos requisitos obrigatórios são alocados para as vagas e universidades internacionais que disponibilizam vagas para estudante de graduação da UFU, com base no ranqueamento realizado pelo edital de credenciamento e se tornam, portanto, aptos a inciar o processo de candidatura junto à instituição de acolhimento. Alguns programas oferecem auxílio financeiro aos candidatos(as) selecionados.

Para mais informações sobre os programas, consulte os conteúdos dos menus disponibilizados no site da DRI, os quais encontram-se logo abaixo de "Estudantes UFU" clique aqui.

Para mais informações e acessar o conteúdo dos editais de credenciamento e chamadas complementares publicadas, clique aqui.