Convênio Malásia INTI DRII UFU

UFU celebra convênio com grupo universitário da Malásia

Segundo acordo da Universidade Federal de Uberlândia com uma instituição asiática foi sacramentado em reunião remota realizada nesta terça-feira (08/02)
Ana Julia da Silva Macedo
09/02/2022 - 09:25 - atualizado em 09/02/2022 - 11:39
UFU celebra convênio com grupo universitário da Malásia

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Junior, juntamente com o diretor da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII), Waldenor Barros Moraes, assinou na manhã desta terça-feira (08/02), um Memorando de Entendimento com a International University & Colleges – INTI, da Malásia. O encontro foi de forma virtual e contou, também, com a participação de representares da INTI, com destaque para o diretor executivo, Chong Kok Wai.

O acordo permitirá que ocorram cooperações nos campos acadêmico, científico, de pesquisa, ensino e extensão. Com isso, será viabilizado o desenvolvimento de ações de interesse comum entre as instituições, além de atividades de intercâmbio de estudantes, professores e do corpo técnico administrativo. O convênio terá a duração de 10 anos, com possibilidade de renovações automáticas. “É um acordo acadêmico bastante aberto, comportando troca de professores, estudantes e técnicos administrativos, permitindo um intercâmbio amplo entre pessoas, tanto da UFU quanto de universidades da Malásia”, destacou o reitor.
Este é o segundo acordo da UFU com uma instituição do continente asiático [o primeiro foi com uma chinesa]. “A Malásia é uma das economias mais abertas do mundo e possui um programa de inovação e tecnologia muito forte, exatamente por conta desse relacionamento entre universidades e empresas. Então, esse é um ponto que tem chamado nossa atenção [...]. É o primeiro acordo que celebramos no Sudeste Asiático, focado na Malásia, que é um dos chamados 'Tigres Asiáticos'. É uma abertura importante para a nossa instituição”, comentou Steffen Junior.

A International University & Colleges – INTI se trata de um grupo universitário com várias instituições. “É um grupo articulado. Conta com faculdades tecnológicas, colégios técnicos, universidades e pós-doutorado. Essa rede tem cursos como Fisioterapia, Ciências Sociais e Biotecnologia, mas há uma ênfase muito grande na gestão de negócios, na relação com a indústria. Então, nós achamos que as áreas em que podemos iniciar nossas ações têm a ver com Administração, Engenharia, Biotecnologia e Computação”, enumerou Moraes Filho.

“A assinatura é uma decisão administrativa [...]. O que nós vamos fazer, a partir de agora, é buscar Unidades Acadêmicas que tenham interesse em participar de ações com a Malásia. Para isso, a questão do idioma é fundamental, sendo que a língua de instrução nas universidades da Malásia é o Inglês. E nós podemos receber estes jovens, professores e técnicos em Unidades Acadêmicas e laboratórios em que o Inglês seja a língua de instrução. Este é o maior desafio”, pontuou o diretor.

A UFU foi a primeira universidade federal brasileira a firmar esta parceria com este grupo. "Isso talvez se deva a uma questão de agilidade, mas sabemos que existem outras universidades federais que estão se preparando para fazer algo parecido, com a mesma instituição. A INTI, evidentemente, identifica no Brasil um parceiro interessante e, por isso, tomou essa iniciativa”, apontou o reitor Valder Steffen Junior.