Convênio de Pós-graduação - PEC-PG

Programa é destinado para estudantes de pós-graduação
Portal UFU
10/03/2017 - 17:21 - atualizado em 30/01/2023 - 08:35
Público-alvo:

O Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), criado oficialmente em 1981, oferece bolsas de estudo para nacionais de países com os quais o Brasil possui acordo de cooperação cultural e/ou educacional, para formação em cursos de pós-graduação strictu sensu em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

O PEC-PG é administrado em parceria por três órgãos:

- Pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Divisão de Temas Educacionais (DTED);
- Pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que somente oferece bolsas para doutorados; e
- Pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Conselho Nacional para Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que, em seus editais, pode oferecer tanto bolsas para mestrados quanto para doutorados.

Para mais infomrações sobre o programa acesse o site do MRE (clique aqui).

Orientações

Visite a página da CAPES sobre o PEC-PG (lique aqui), na qual estão o manual do programa, editais e resultados anteriores.

Leia mais sobre o PEC-PG no âmbito do CNPq (clique aqui).

Acesse o site oficial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPP (clique aqui) - e consulte os programas de pós-graduação da UFU.

Responsável