Mobilidade Internacional para Estudantes de Graduação da UFU

OUTGOING STUDENTS
Portal UFU
10/03/2017 - 16:51 - atualizado em 19/06/2019 - 11:03

A mobilidade internacional é uma oportunidade oferecida aos estudantes de cursos de graduação da UFU para cursar componentes curriculares envolvendo ensino e/ou pesquisa e/ou atividades de extensão, durante um período de tempo de sua graduação, em universidades de ensino superior estrangeiras com as quais a UFU possui acordo de cooperação ou convênio. O estudante de graduação da UFU pode realizar mobilidade internacional por meio de programa ou candidatura individual e em ambos os casos é necessário validação prévia das instituições envolvidas.

PERÍODO DE MOBILIDADE:

Os estudantes selecionados pela UFU podem permanecer nas universidades de destino desenvolvendo missões de estudos por um período de até 2 (dois) semestres acadêmicos.

• Isenção de taxas acadêmicas;

PROGRAMAS VIGENTES:

• Ser discente de curso de graduação regularmente matriculado na UFU;
  • Ser proficiente em Língua Estrangeira;
  • Ter sido selecionado por EDITAIS da DRII ou validado por Candidatura Individual.

Orientações

INFORMAÇÕES ÚTEIS A TODOS OS ESTUDANTE DE MOBILIDADE INTERNACIONAL DA UFU:

Plano de Estudos:

• Uma vez selecionado pela UFU para realizar mobilidade internacional, o estudante deverá preparar um Plano de Estudos contendo a lista dos componentes curriculares os quais pretende cursar na universidade de destino e as possíveis disciplinas equivalentes na UFU. O Plano de Estudos deverá ser carimbado e assinado pela coordenação de seu curso na UFU;
  • Este documento costuma estar inserido nos formulários de candidatura próprios das universidades de destino, localizados em seus sites oficiais;
  • É obrigatório que o estudante possua, ao menos, 01 (um) componente curricular equivalente em seu Plano de Estudos validado pela coordenação de seu curso de origem;
  • Quando a universidade de destino não especificar a quantidade exata de créditos que o estudante deverá cursar em sua instituição, recomenda-se que o estudante proponha um total de, aproximadamente, 30 (trinta) ECTs por semestre letivo;
  • Para efeito de equivalência de componentes curriculares, adota-se que 01 (um) crédito ECT equivale a 15 (quinze) horas de aula.
  • Caso haja alterações no Plano de Estudos ao chegar na universidade de destino, o estudante deverá comunicar sua universidade de origem para nova análise e parecer.

Currículo Estudantil:

• Recomenda-se que o estudante selecionado pela UFU utilize o Modelo de Currículo Europeu e inclua o mesmo ao seu dossiê de candidatura que será encaminhado à universidade de destino.

Tradução de documentos:

Carta de Aceite:

• O documento o qual comprova que o estudante foi aceito para realizar mobilidade internacional na universidade de destino é a Carta de Aceite emitida pela instituição estrangeira e seu tempo médio para recebimento é, aproximadamente, 30 (trinta) dias após o envio do dossiê de candidatura do estudante.

Visto de Estudante:

• O próprio estudante é responsável pela obtenção de seu visto. Para obter informações sobre o assunto, consulte a Embaixada e/ou Consulado do país onde está situada a sua universidade de destino.
  • Em geral, as representações consulares exigem a Carta de Aceite como documento obrigatório para a entrevista de solicitação do visto. Por isso, recomenda-se que o estudante agende sua entrevista somente após o recebimento deste documento.

Hospedagem no país de destino:

• O próprio estudante é responsável por providenciar sua hospedagem na cidade do país onde realizará sua mobilidade internacional.
  • Ocasionalmente, algumas instituições estrangeiras facilitam a reserva do alojamento em suas moradias estudantis e o acesso à seus restaurantes universitários. Para mais informações, consulte o site oficial da sua univerisadde de destino.

Passagens:

• O próprio estudante é responsável por providenciar suas passagens de ida e volta para a realização da mobilidade internacional;
  • Alguns programas oferecem auxílio financeiro para custear as passagens.

Seguro

• O próprio estudante é responsável por adquirir seu seguro e sua obtenção tem caráter obrigatório para todo o período em que estiver fora do Brasil;
  • Recomenda-se que a cobertura do seguro seja para vida, viagem e saúde;
  • O Brasil possui acordo específico de seguro com alguns países. Para mais informações, busque PB4 em se tratando de destinos como Cabo Verde e Portugal e IB2 para Itália.
  • Alguns programas oferecem auxílio financeiro para custear a compra do seguro.

Guia do estudante:

• Antes de partir para o exterior, leia o GUIA do Estudante UFU para mobilidade internacional.

Formulários DRII:

Central de Conteúdos