Duplo Diploma para Estudantes Estrangeiros

Portal UFU
05/06/2019 - 16:04 - atualizado em 17/06/2019 - 10:50
Público-alvo:

A UFU possibilita que os estudantes estrangeiros, por meio dos acordos de cooperação de duplo diploma estabelecidos com universidades parceiras, adquiram o diploma da UFU ao final da mobilidade.

O que é o duplo diploma?

É a realização da graduação em duas instituições reconhecidas internacionalmente.

E a duração da mobilidade no caso de duplo diploma?

Entre 1 ano e meio a 2 anos.

A duração dependerá do cronograma especificado no acordo de cooperação de duplo diploma firmado entre a UFU e a instituição de origem do estudante.

BENEFÍCIOS

• isenção de taxas acadêmicas;
    • vivência em ambiente multicultural;
    • experiência acadêmica internacional;
    • matrícula na UFU enquanto estiver em período de mobilidade;
    • obtenção do diploma da UFU ao final da mobilidade, uma vez cumprido com os componentes curriculares estabelecidos no acordo de cooperação de duplo diploma firmado entre a UFU e a instituição de origem do estudante.

• estar regularmente matriculado em um curso de graduação de uma instituição estrangeira de ensino superior que tenha acordo de cooperação de duplo diploma firmado com a UFU;
    • ser estudante de excelência;
    • ter cursado a primeira parte da graduação na universidade de origem;
    • ser selecionado e nomeado pela instituição de origem;
    • possuir Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), em nível mínimo B1, ou frequentar, obrigatoriamente, as aulas de português ofertadas pela UFU durante a mobilidade.

Os requisitos para se candidatar ao duplo diploma na UFU estão detalhadamente especificados no acordo de cooperação de duplo diploma firmado entre a UFU e a instituição de origem do estudante.

Orientações

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A CANDIDATURA

• formulário de inscrição, devidamente preenchido;
    • plano de estudos, devidamente preenchido e assinado;
    • histórico escolar;
    • curriculum vitae
    • cópia do passaporte;
    • 01 foto 3x4.

Sobre o Plano de Estudos

Consultar o coordenador do curso de graduação para o qual está se candidatando.

ENVIO DA​ DOCUMENTAÇÃO DE CANDIDATURA

Todos os documentos devem ser enviados somente para o seguinte endereço eletrônico: international@ufu.br

DEADLINES

•  Até 30 de novembro, para intercâmbio no 1º semestre (de março a julho).
    •  Até 30 de abril, para intercâmbio no 2º semestre (de agosto a dezembro).

CARTA DE ACEITE

A DRII emitirá a carta de aceite para aqueles estudantes que atenderem a todos os requisitos (respeitando inclusive os prazos de envio dos documentos) e que obtiverem o parecer favorável da candidatura pelo coordenador do curso de graduação na UFU.

A carta de aceite será encaminhada diretamente para o Escritório de Relações Internacionais da universidade de origem do estudante.

VISTO DE ESTUDANTE

Com a carta de aceite da UFU, o estudante deverá providenciar o visto de estudante (VITEM IV) junto ao serviço consular brasileiro de seu país.

A UFU não aceita estudantes que não tenham o visto de estudante.

SOBRE O CERTIFICADO DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS - CELPE-BRAS

O Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da UFU é centro aplicador de alguns exames de proficiência reconhecidos internacionalmente.

Para mais informações sobre o Celpe-Bras, acessar o site desse instituto: http://www.ileel.ufu.br/ileel/?page_id=16131

ACORDOS DE COOPERAÇÃO DE DUPLO DIPLOMA

Para saber com quais universidades e respectivos cursos a UFU possui acordos de cooperação de duplo diploma, acesse: http://www.dri.ufu.br/pt-br/instituicoes-parceiras/duplo-diploma