Acontece
Exame de proficiência de língua inglesa

Exame de proficiência de língua inglesa - TOEFL iTP exclusivamente para candidatos ao Edital UFU CAPES PrInt

Exame de proficiência de língua inglesa
Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais
02/09/2019 - 16:56 - atualizado em 12/09/2019 - 11:43

O Programa Idiomas sem Fronteiras, em conjunto com a DRI-ILEEL-PROPP, realizará nos dias 30/09/2019 e 01/10/2019, às 13h45, nas dependências do ILEEL, BLOCO 5M – Sala 5M2, o exame de proficiência de língua inglesa - TOEFL iTP, exclusivamente para candidatos ao Edital UFU CAPES PrInt. As datas das provas serão dispostas conforme se segue:

                                      

- 30/09/2019, às 13h45 (52 vagas)

- 01/10/2019, às 13h45 (50 vagas)

 

As vagas são limitadas ao número disposto em cada um dos dias do exame.

 

Poderão se inscrever técnicos, docentes (inclusive docentes do Programa IsF) e discentes doutorandos, desde que vinculados a um dos 16 Programas de Pós-graduação da UFU participantes do Programa UFU CAPES - PrInt, e que atendam simultaneamente aos seguintes critérios adicionais:

 

 

  1. possuam cadastro ativo atualizado no sistema do Programa Idiomas sem Fronteiras, disponível em isfaluno.mec.gov.br;

 

  1. preencham o questionário disponível em: https://forms.gle/6WqzvWd33tRpaMN2A

 

  1. não tenham realizado o exame TOEFL ITP nos últimos 90 dias e não ter realizado os testes de código OTN09A e OTN10A;

 

  1. possuam, no mínimo, o nível de proficiência A2 em testes oficiais (Caso ainda não possuam certificado atestando seu nível de proficiência, os candidatos poderão realizar o teste PROFLIN mediante aprovação proflin com nota mínima de 80 pontos ou ainda o Teste Online oferecido pela Central de Línguas da UFU);

 

  1. apresentem documentação oficial com foto no dia do exame;

 

  1. comprovem, no dia do exame, vínculo oficial com o Programa de PG participante do PrInt, mediante carteira de estudante, declaração emitida pelo Programa, pela PROGEP, PROPP ou pelo Setor de Atendimento de Alunos.

 

É responsabilidade exclusiva do candidato conhecer a estrutura e funcionamento do TOEFL ITP (isf.mec.gov.br, https://www.ets.org/toefl_itp), devendo o inscrito comparecer para o exame no dia confirmado, sob penalidade de bloqueio pelos próximos 90 dias subsequentes.

O exame é corrigido pela Agência Certificadora MasterTest, conforme os parâmetros ETS (https://www.ets.org/toefl_itp, https://www.ets.org/toefl_itp/content/sample_questions/), sendo o resultado emitido em até 45 dias após sua aplicação e disponibilizado dentro da área do candidato no sistema do Programa Idiomas sem Fronteiras, conforme cadastro realizado pelo candidato. Exames de candidatos sem cadastro não serão corrigidos e os candidatos ficarão impedidos de realizar novo exame dentro do prazo de 90 dias.

Em caso de dificuldade na realização do referido cadastro, o interessado deverá entrar em contato presencial na Secretaria do Programa IsF no Bloco G, sala 1G220, do Campus Santa Mônica, ou solicitar orientações pelo telefone 3291-8331, com ampla antecedência, pelo menos 7 dias úteis antes da data de realização do exame.

Esta aplicação é gratuita para o candidato, uma vez que os testes foram adquiridos pelo MEC e os custos de sua aplicação serão absorvidos pela UFU. Vale esclarecer, no entanto, que os candidatos poderão submeter-se ao TOEFL ITP fora do âmbito do Programa IsF, diretamente junto à MasterTest (https://www.mastertest.com.br/produto/teste-toefl-itp/) mediante pagamento de taxa, obedecidas as normas e procedimentos de inscrição próprios, bem como prazos e condições definidos pela referida Agência Certificadora.

 

Informações adicionais deverão ser obtidas na Secretaria do Programa Idiomas sem Fronteiras - Bloco G, sala 1G220, ou pelo telefone 32918331 ou pelo e-mail ufu@programaisf.pro.br