Central de conteúdos

PREPARANDO PARA A MOBILIDADE (estudantes internacionais de graduação)

Estudantes Internacionais de Graduação
12/09/2019 - 11:47 - atualizado em 19/03/2024 - 15:26
  • VISTO DE ESTUDANTE: com a carta de aceite da UFU, o estudante deverá providenciar o visto de estudante (VITEM IV) junto ao serviço consular brasileiro de seu país. A UFU não aceita estudantes que não tenham o visto de estudante. Para informações sobre o processo de obtenção de visto, clique aqui.

• SEGURO INTERNACIONAL DE SAÚDE E DE REPATRIAÇÃO: é obrigatória a aquisição de seguro internacional de saúde e de repatriação válido durante todo o período da mobilidade. O comprovante de aquisição desse seguro deverá ser enviado à DRII antes do início da mobilidade.

• MORADIA: para informações sobre as moradias disponíveis, por favor, entrar em contato com nossos estagiários pelo endereço eletrônico: (estagiarios@dri.ufu.br).

• FORMULÁRIO DE DADOS ONLINE: enviaremos, por meio de correspondência eletrônica, o link do formulário de dados online que deverá ser preenchido pelo estudante aceito antes da chegada ao Brasil.

• CHEGADA À INSTITUIÇÃO: recomendamos sua chegada à cidade com uma antecedência mínima de 7 dias do início das atividades acadêmicas. Posteriormente, apresentar-se à DRII para que possa receber orientações sobre sua ida à Polícia Federal para a regularização do visto. O prazo máximo para a solicitação da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) e do Registro Nacional Migratório (RNM) junto à Polícia de Imigração é de 30 dias. Posteriormente, apresentar-se à secretaria da coordenação do curso de graduação no qual foi aceito para conferir as disciplinas a serem cursadas.

• MATRÍCULA NA UFU: o estudante deverá enviar à DRII, via Peticionamento Eletrônico por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), os seguintes documentos para que seja providenciada a matrícula na instituição:

(1) visto de estudante (VITEM IV);

(2) formulário de pedido de visto (visa application form);

(3) apólice do seguro de saúde contratado;

(4) responder ao formulário online da DRI.

Após chegar na UFU e realizadas as devidas providências, o estudante tmabém deverá apresentar à DRI os seguintes documentos:

(5) protocolo de solicitação da CRNM, emitido pela Polícia Federal;

(6) carimbo no passaporte, sendo os dois últimos emitidos pela Polícia de Imigração.

• PASSO A PASSO COM INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A SOLICITAÇÃO: Providências exigidas para todos os estudantes internacionais: (1) Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) e Registro Nacional Migratório (RNM). Seguir o passo a passo para providência do registro necessário.

IMPORTANTE: O imigrante com visto temporário que tenha ingressado no País deverá proceder à solicitação de registro no prazo de noventa dias, contado da data de ingresso em território nacional, sob pena de aplicação da sanção prevista no inciso III do caput do art. 307 do Decreto 9.199/2017 (fonte: clique aqui)

• APÓS IDA À POLÍCIA FEDERAL: enviar à DRII, via Peticionamento Eletrônico por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o 1) protocolo de solicitação da CRNM e 2) o carimbo no passaporte, ambos emitidos pela Polícia Federal.

• PROGRAMA DE APADRINHAMENTO ESTUDANTIL - MIGUFU: caso tenha interesse em participar do MIGUFU, enviar uma mensagem para o seguinte endereço eletrônico: (prointufu@gmail.com). Para mais informações sobre o programa, acessar o espaço do ProInt no site da DRII.

• CALENDÁRIO ACADÊMICO: para acessar o calendário acadêmico atualizado da UFU, clique aqu