Conteúdo sindicado

Mobilidade - Informações Gerais Estudante Estrangeiro

A UFU recebe estudantes estrangeiros no âmbito de Programas de Mobilidade e de Convênios de Cooperação, estabelecidos com outras universidades. Os estudantes podem frequentar até dois semestres acadêmicos na UFU. O Grau é atribuído pela universidade de origem, sendo emitido um histórico escolar com o  devido aproveitamento de disciplinas cursadas na UFU.
Podem participar do intercâmbio estudantes de Graduação e de Pós-graduação, regularmente matriculados em instituição estrangeira de nível superior, com as quais a UFU tenha cooperação acadêmica.

Ao estudante estrangeiro interessado em fazer intercâmbio, a UFU oferece as seguintes modalidades:
- cursar disciplinas;
- desenvolver projetos de pesquisa, sob orientação de professor da UFU.

Para se candidatar ao intercâmbio na UFU, o estudante estrangeiro deve:
- estar regularmente matriculado em instituição estrangeira de nível superior que tenha acordo de cooperação com a UFU;
- tenha proficiência oral e escrita em português, que o permita acompanhar as aulas na UFU.

Após atender aos requisitos mencionados acima, a instituição parceira deve encaminhar à DRII os seguintes documentos do estudante:

- histórico escolar, devidamente traduzido para o português;
- duas cartas de recomendação de professores;
- carta de motivação;
- plano de estudos;
- formulário de inscrição, Clique Aqui
- cópia do passaporte;
- 1 foto 3x4.

Para a elaboração do plano de estudos, consultar as fichas de disciplinas/ementas no site da Coordenação do Curso pretendido: http://www2.ufu.br/unidades-academicas

Datas limites para recebimento da documentação na DRII:
- Até 31 de janeiro de 2017, para intercâmbio no 1º semestre de 2017 (de abril de 2017 a agosto de 2017).

- Até 1º de julho de 2017, para intercâmbio no 2º semestre de 2017 (de setembro de 2017 a janeiro de 2018).

A DRII não poderá garantir a efetivação de matrícula do estudante que apresentar a documentação fora do prazo.

Os documentos de candidatura deverão ser enviados à DRII somente por e-mail para o seguinte endereço eletrônico: secretaria@dri.ufu.br

Carta de Aceite na UFU
A DRII emitirá a CARTA DE ACEITE para aqueles estudantes que atenderem a todos os requisitos mencionados anteriormente, respeitando, inclusive, os prazos, e que obtiverem o parecer favorável da candidatura pelo coordenador do curso na UFU. A carta de aceite será encaminhada diretamente para o Escritório de Relações Internacionais da universidade de origem do estudante. Com a carta de aceite da UFU, o estudante deverá providenciar o VISTO DE ESTUDANTE - VITEM IV junto ao serviço consular brasileiro mais próximo do seu país de origem.

A UFU não aceita alunos intercambistas que não tenham o visto de estudante.

O estudante aceito pela UFU deverá passar as informações necessárias para sua chegada na cidade de Uberlândia, preenchendo o formulário disponível aqui

Polícia Federal

Ao chegar ao Brasil, o estudante estrangeiro deverá efetuar seu cadastramento, pessoalmente, no Departamento de Polícia Federal dentro do prazo de 30 dias, a partir da data de entrada em território brasileiro. O visto deverá ser renovado, no mínimo, com 30 dias de antecedência à data de expiração do mesmo.

Documentos exigidos na Polícia Federal para o cadastro:

·        Cópia das páginas utilizadas do passaporte,devidamente autenticadas em cartório;
·        2 fotos de tamanho 3X4;
·        O Pedido de Visto original;
·        Os comprovantes de pagamento de duas taxas que devem ser emitidas através do site da Políca Federal (http://dpf.gov.br/). As taxas são GRU Funapol 140082, no valor de R$ 64,58 (Sessenta e quatro reais e cinquenta e oito centavos) e GRU Funapol 140120, no valor de R$ 124,23 (Cento e vinte e quatro reais e vinte e três centavos).

Ao receber o Registro Nacional de Estrangeiro - RNE, verificar se os dados pessoais, tais como: nome completo, filiação, data de nascimento e nacionalidade estão corretos. Se houver algum erro, solicitar correção imediata, no Setor de Estrangeiros da Polícia Federal, a fim de evitar problemas futuros.

Endereço Polícia Federal em Uberlândia:
Avenida João Naves de Ávila, nº 5.800 - Bairro Pampulha. CEP: 38408-680
Fone: + 55 (34) 3210-2011
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

Endereços de Cartórios em Uberlândia:
Cartório 1º Ofício Notas
Avenida Cesário Alvim, 913 CEP: 38400-694
Telefone: +55 (34) 3236-0433

Cartório de 2º Ofício de Notas
Rua Machado de Assis, 685 CEP 38400-112
Telefone: +55 (34) 3216-0252

Cartório 3º Serviço Notarial
Avenida Getúlio Vargas, 1045 CEP 38400-299
Telefone: +55 (34) 3236-8574

Sistema Acadêmico da UFU
Avaliação
O rendimento escolar de cada estudante será expresso em notas na graduação e conceitos na pós-graduação, a saber:
Graduação: O estudante para ser aprovado em cada disciplina cursada terá que obter a nota mínima de 60 pontos em uma escala de 100 pontos e ter obrigatoriamente 75% de frequência em cada disciplina. Cada disciplina tem um valor expresso em créditos, correspondendo cada crédito a 20 horas/aula.