Central de conteúdos

PREPARANDO PARA A MOBILIDADE (estudantes internacionais de graduação)

Estudantes Internacionais de Graduação
Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais
12/09/2019 - 11:47 - atualizado em 18/08/2022 - 14:19
  • VISTO DE ESTUDANTE: com a carta de aceite da UFU, o estudante deverá providenciar o visto de estudante (VITEM IV) junto ao serviço consular brasileiro de seu país. A UFU não aceita estudantes que não tenham o visto de estudante. Para informações sobre o processo de obtenção de visto, clique aqui.

 

  • SEGURO INTERNACIONAL DE SAÚDE E DE REPATRIAÇÃO: é obrigatória a aquisição de seguro internacional de saúde e de repatriação válido durante todo o período da mobilidade. O comprovante de aquisição desse seguro deverá ser enviado à DRII antes do início da mobilidade.

 

  • MORADIA: para informações sobre as moradias disponíveis, por favor, entrar em contato com nossos estagiários pelo endereço eletrônico: (estagiarios@dri.ufu.br).

 

  • FORMULÁRIO DE DADOS ONLINE: enviaremos, por meio de correspondência eletrônica, o link do formulário de dados online que deverá ser preenchido pelo estudante aceito antes da chegada ao Brasil.

 

  • CHEGADA À INSTITUIÇÃO: recomendamos sua chegada à cidade com uma antecedência mínima de 7 dias do início das atividades acadêmicas. Posteriormente, apresentar-se à DRII para que possa receber orientações sobre sua ida à Polícia Federal para a regularização do visto. O prazo máximo para a solicitação da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) e do Registro Nacional Migratório (RNM) junto à Polícia de Imigração é de 30 dias. Posteriormente, apresentar-se à secretaria da coordenação do curso de graduação no qual foi aceito para conferir as disciplinas a serem cursadas.

 

  • MATRÍCULA NA UFU: o estudante deverá enviar à DRII, via Peticionamento Eletrônico por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), os seguintes documentos para que seja providenciada a matrícula na instituição:

           (1) visto de estudante (VITEM IV);

           (2) formulário de pedido de visto (visa application form);

           (3) apólice do seguro de saúde contratado;

           (4) responder ao formulário online da DRI.

           Após chegar na UFU e realizadas as devidas providências, o estudante tmabém deverá apresentar à DRI os seguintes documentos:

           (5) protocolo de solicitação da CRNM, emitido pela Polícia Federal;

           (6) carimbo no passaporte, sendo os dois últimos emitidos pela Polícia de Imigração.

 

  • PASSO A PASSO COM INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A SOLICITAÇÃO: Providências exigidas para todos os estudantes internacionais: (1) Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) e Registro Nacional Migratório (RNM). Seguir o passo a passo para providência do registro necessário.

 

  • APÓS IDA À POLÍCIA FEDERAL: enviar à DRII, via Peticionamento Eletrônico por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o 1) protocolo de solicitação da CRNM e 2) o carimbo no passaporte, ambos emitidos pela Polícia Federal.

 

  • PROGRAMA DE APADRINHAMENTO ESTUDANTIL - MIGUFU: caso tenha interesse em participar do MIGUFU, enviar uma mensagem para o seguinte endereço eletrônico: (prointufu@gmail.com). Para mais informações sobre o programa, acessar o espaço do ProInt no site da DRII.

 

 

  • CALENDÁRIO ACADÊMICO: para acessar o calendário acadêmico atualizado da UFU, clique aqu