UFU adere a novo programa de mobilidade

UFU adere ao programa de mobilidade realizado pela Conferência das Universidades da América Latina, CRULA da Agência Universitária da Francofonia

O programa prevê o intercâmbio de estudantes de nível graduação
Portal DRI
04/08/2021 - 16:24 - atualizado em 05/08/2021 - 14:25

A Agência Universitária da Francofonia é uma associação global de instituições de ensino superior e pesquisa de língua francesa criada há quase 60 anos. Reúne 1.007 universidades em cinco continentes em 119 países. A AUF trabalha para uma universidade francófona comprometida com o desenvolvimento econômico, social e cultural das sociedades.

Nas Américas, a Agência Universitária da Francofonia está localizada em Montreal desde 1987 e administra uma rede de 81 membros em 12 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, França (Guiana), México, Peru e Uruguai.

A partir dessa agência, foi fundada, em 2014, a Conferência Regional de Reitores de Universidades Latino-Americanas (CRULA), plataforma de intercâmbio e diálogo dos estabelecimentos membros da AUF na América Latina.

Com base na vontade de construir relações entre as universidades latino-americanas fundamentada na solidariedade e na oportunidade de promover uma aproximação com o francês e a francofonia, o conselho executivo da CRULA criou o Programa Universitário de Mobilidade Acadêmica (PUMA), que visa compensar o déficit de mobilidade inter-latino-americana Sul-Sul. Fato é que a maioria dos fluxos universitários nas Américas é feita no sentido Norte-Sul e, a fortiori, Sul-Norte. Dessa forma, o PUMA pretende promover o desenvolvimento do multilateralismo universitário por meio do incentivo à mobilidade inter-latino-americana. O projeto é unido e flexível. Flexível na possibilidade de associação anual (e não permanente) às universidades participantes, unida pelo compromisso das universidades com o financiamento recíproco para a mobilidade estudantil.

O programa prevê, nesta primeira fase, o intercâmbio de estudantes de nível graduação - um a um - (ou seja, um(a) aluno(a) é encaminhado(a) e outro(a) é recebido(a)). A duração da mobilidade está prevista entre 30 e 180 dias. Todas as áreas disciplinares podem participar do programa.

Estabelece-se uma proposta de harmonização de um (1) financiamento por universidade participante que inclui:

1. Isenção do pagamento de qualquer taxa de matrícula pelo(a) estudante a ser recebido(a).
  2. A universidade de origem do(a) estudante custeia o transporte internacional.
  3. A universidade anfitriã custeia o alojamento e a alimentação durante o período de mobilidade estudantil.

Critérios de seleção de estudantes candidatos à mobilidade de graduação:

• O(A) estudante candidato(a) deve possuir domínio de francês equivalente ou superior ao nível A2, comprovado com certificação ou documento institucional equivalente ao nível A2 ou superior.
  • O(A) estudante candidato(a) deve ser aceito(a) pela universidade de destino, a qual aplica seus critérios próprios de seleção.

O Programa Universitário de Mobilidade Acadêmica busca o fortalecimento dos laços entre as nossas universidades, mediante impulso à mobilidade Sul-Sul, nos níveis acadêmico, estudantil e de gestão administrativa.

Mais informações em breve no site da DRI.